Histórico Adalberto Ismael de Souza

A Creche Municipal Adalberto Ismael de Souza foi fundada em 18/08/1989 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, atual Secretaria Municipal de Assistência Social.

Recebeu o nome em homenagem ao Ex presidente da Associação de Moradores da Candelária da Mangueira, Sr Adalberto Ismael de Souza.

Desde o inicio, o prédio abriga a creche com a atendimento a crianças de 2 a 4 anos e Cemasi (agora CRAS) com atendimento de cursos profissionalizantes nos primeiros anos, atualmente programas e projetos. Em 2003, devido a uma nova legislação, as creches passaram a ser coordenadas e administradas pela Secretaria Municipal de Educação, numa perspectiva de educar significando proporcionar situações de brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma a contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis com acesso a conhecimentos da realidade social e cultural: e o cuidar, envolvendo a dimensão efetiva e os cuidados com os aspectos biológicos de corpo, como o asseio, a qualidade da alimentação e a saúde da criança.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Projeto 2014: Brincando e rebrincando nas regiões do Brasil.



(…) A brincadeira é, para criança a mais valiosa oportunidade de aprender a conviver com pessoas muito diferentes entre si, a compartilhar regras, objetos e brinquedos, superando progressivamente o seu egocentrismo, de experimentar papeis, desenvolvendo a base de sua personalidade. (ZIMMER e BECHER, 2005, p. 61).




      O brincar é ferramenta essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano. Portanto, percebendo a importância do brincar, o nosso projeto tem como objetivo incentivar cada vez mais as brincadeiras e resgatar e/o conhecer as brincadeiras de cada região do nosso País.  Através dos brinquedos, dos jogos e do brincar, o projeto tem a intenção de desenvolver as crianças, levando-as a criarem hipóteses, solucionarem problemas, orientar-se no espaço e compartilharem seus saberes e suas conquistas com o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário