Histórico Adalberto Ismael de Souza

A Creche Municipal Adalberto Ismael de Souza foi fundada em 18/08/1989 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, atual Secretaria Municipal de Assistência Social.

Recebeu o nome em homenagem ao Ex presidente da Associação de Moradores da Candelária da Mangueira, Sr Adalberto Ismael de Souza.

Desde o inicio, o prédio abriga a creche com a atendimento a crianças de 2 a 4 anos e Cemasi (agora CRAS) com atendimento de cursos profissionalizantes nos primeiros anos, atualmente programas e projetos. Em 2003, devido a uma nova legislação, as creches passaram a ser coordenadas e administradas pela Secretaria Municipal de Educação, numa perspectiva de educar significando proporcionar situações de brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma a contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis com acesso a conhecimentos da realidade social e cultural: e o cuidar, envolvendo a dimensão efetiva e os cuidados com os aspectos biológicos de corpo, como o asseio, a qualidade da alimentação e a saúde da criança.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Brinquedos e brincadeiras da região sudeste.



 
   O nosso projeto começou pela região sudeste, a região onde nossa creche se localiza mas especificamente no Rio de Janeiro.
   Nesta região sudeste trabalhamos as seguintes brincadeiras: 

Cobra cega (origem: São Paulo-SP)




Travessia da floresta (origem: Espirito Santo)

   Traçar no chão um retângulo bem grande (sendo a floresta). Dentro ficam três participantes que são os pegadores, fora ficam os demais, à vontade. Dado o sinal de início, os jogadores que estão fora tentam cruzar o retângulo, isto é, a "floresta", sem serem pegos. Os três jogadores de dentro tentam pegar os outros "forasteiros" que cruzam a floresta de um lado para o outro. Quem for preso, passa a ajudar os pegadores.










  DE RENDER (PIQUE) (Origem Minas Gerais). 
   As crianças dividem-se em duas turmas. Sorteiam a turma que vai se esconder. Uma turma procura a outra.






Outras brincadeiras:
Escravo de Jó (Origem interior do Rio de Janeiro), Serra, serra, serrador (origem Curvelo- MG). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário